Dúvidas frequentes

 

Qual o período de matrícula para novas turmas?


As novas turmas para os cursos gratuitos de ações transversais estão disponíveis mensalmente. A inscrição deve ser feita em nosso ambiente virtual de aprendizagem (https://ead.senaidf.org.br/cursos/cursos-gratuitos.html). Para os cursos técnicos e de qualificação, as inscrições são feitas de acordo com o edital de publicação lançado no site www.mundosenai.com.br com inscrições online.

Quais são os cursos grátis oferecidos pelo Senai?

Educação Ambiental, Desenho Arquitetônico, Finanças Pessoais, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Fundamentos de Logística, Empreendedorismo, Propriedade Intelectual, Consumo Consciente de Energia, Segurança no Trabalho e Tecnologia da Informação e Comunicação. São 100% à distância, como os cursos de competências transversais.

Qual é a carga horária dos cursos EAD?

Os cursos de competências transversais têm carga horária de 14 a 20 horas-aulas e duram, em média, 20 dias. Os cursos técnicos e de qualifcação têm carga horária variada, de acordo com uma área. Consulte a descrição do curso de interesse.

Como acesso o ambiente virtual de aprendizagem para estudar os conteúdos?

Para os cursos gratuitos, o acesso é feito pelo site https://ead.senaidf.org.br/cursos/cursos-gratuitos.html. Lá é possível se inscrever nos cursos, além de obter o certificado de conclusão. Para os cursos técnicos e de qualificação, o acesso é realizado pelo site https://df.senaiead.timetoknow.com/df

Quais os documentos necessários para realização da matrícula?

Para os cursos de competências transversais (gratuitos), você só precisa preencher o formulário online onde serão solicitados RG, CPF e endereço residencial. Para os demais cursos, a  inscrição é realizada através do site www.mundosenai.com.br e os documentos entregues na unidade na qual o curso foi escolhido. É preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Quantos polos tem o Senai EAD?

No Distrito Federal, os cursos EAD são oferecidos em três unidades do Senai: Gama, Sobradinho e Taguatinga. Nas unidades operacionais, são realizadas as atividades práticas.

Os cursos ofereceidos são reconhecidos pelo MEC?

Todos os nossos cursos são reconhecidos e autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

O certificado ou diploma de conclusão das turmas EAD tem a mesma validade do documento dos presenciais e é aceito em qualquer instituição.

É necessário formar turma para iniciar um curso?

Para as competências transversais (gratuitos), você pode entrar na turma em qualquer momento. Mas lembre-se de que há um período de início e de fim do curso. Para os cursos técnicos e de qualificação é necessário que seja atingido o quórum mínimo para início das mesmas. Para mais informações, entre em contato com SAC através do número 4042-6565 .

 

As provas podem ser realizadas a distância?

Nos cursos que são 100% a distância, as provas são online. Para os demais cursos, as avaliações podem ser feitas na unidade do Senai que oferta o curso.

Por que os cursos técnicos exigem que 20% da carga horária seja presencial?

As aulas presenciais são necessárias para que os alunos tenham acesso à parte prática da profissão.

 

Como as aulas presenciais dos cursos técnicos são distribuídas?

As aulas presenciais acontecem aos sábados, que podem ser consecutivas ou quinzenais.

 

Problemas, dúvidas ou sugestões?

Entre em contato com o suporte do Senai EAD pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelos telefones (61) 3353-8751 ou 3353-8729.